sexta-feira, 19 de julho de 2013

ULTRAMARATONISTA!

Carlos Sá, ultramaratonista  Português, de 39 anos, venceu  o Vale da Morte [Badwater] que é uma prova de mais de 200 kms, cerca 217,  com um desnível superior a cinco mil metros e temperaturas a rondar os 50 graus centígrados e onde perdeu 6 kg!

Sem dúvida um grande orgulho para todos os Portugueses! 

«Senti-me como uma pizza a entrar no forno»

"Os pormenores da via sacra no Vale da Morte são extraordinários. Nas palavras de Carlos Sá se percebe o que terá sido o sofrimento do português e de todos os demais participantes. Tudo debaixo de um sol inclemente num deserto norte-americano.

«A única forma de controlar a temperatura do corpo era banhá-lo constantemente em água gelada. A minha equipa de apoio banhava-me de quilómetro a quilómetro e metia-me gelo na garganta, de forma a arrefecer o cérebro. Isto reflete o trabalho fantástico de todos», recorda.

«A minha maior dificuldade surgiu às cinco horas de prova. As vias respiratórias aqueceram demasiado, o nariz ficou em ferida, a garganta seca e fui obrigado a beber água de 20 em 20 segundos», continua o ultra-maratonista.

«Nessa altura faltavam quase 200 kms e tinha à minha frente uma parede de 1000 metros para ascender. De repente surgiu um vento quente, a 70 kms. Senti-me como uma pizza a entrar no forno, ou um frango assado».

«Nessa fase deixei de ser capaz de ingerir alimentos», confidencia Carlos Sá. «Senti o estômago como uma pedra. Valeu-me a ajuda do dr. Pedro Amorim».

Perante isto, impunha-se a pergunta: nunca temeu a morte numa prova destas?
«Não sou louco. Não ia para esta prova se não tivesse comigo um médico de confiança. Tenho dois filhos, as pessoas que mais amo, e nunca faria as coisas inconscientemente».

Tanto assim é que em 2014 o Vale da Morte volta a receber o português. «No próximo ano volto cá à procura do recorde. Tenho é de ter sorte com o tempo». "
(Mais Futebol)

Sem comentários:

Enviar um comentário