quinta-feira, 1 de outubro de 2015

E M P R E G O!


Grande parte das pessoas que estão empregadas, para não dizer a maioria, vê os desempregados com "escória da sociedade". Esquecem-se que a maioria deles não está desempregado porque quer, porque lhe é conveniente ou simplesmente porque sim! Falo no meu caso específico, não vou dizer que ando feita uma "barata tonta" à procura de emprego porque muito sinceramente já há muito tempo perdi a esperança que isso venha a acontecer e além do mais sei, que com quase 55 anos é uma miragem!  Sabendo que pessoas com 40 anos e até menos, chegam a mandar e a entregar aos 80 curriculuns por dia e vão a uma ou duas entrevistas e nada!

Sei que segundo informação que me foi prestada pela Segurança Social, no meu caso tenho que ter de descontos pelo menos mais um ano seguido de um período de desemprego e aí então poderei ter acesso à reforma antecipada aliado ás "benesses"  que são dadas a quem emprega "desempregados de longa duração" os chamados "energúmenos da sociedade". Por esse motivo, quando abriram as ofertas de emprego e através da "bep" um cunhado falou-me, pesquisei e fui a algumas escolas e concorri para "assistente Operacional"...


Para uma escola, ainda fui selecionada para a entrevista, onde estavam mais de 20 pessoas e para a qual  concorreram mais de 200, para as outras nada. De uma ainda recebi uma carta regista com o critério adotado por eles. Para essa concorreram 179 pessoas e eu fiquei no lugar 142 com 10 valores...
Eram pedidos 6 lugares e só foram selecionados para a entrevista os primeiros 12 da escala! um com 20, outros com 19 e 18 valores!
Aquando da entrega da candidatura, numa escola além de terem pedido certificados comprovativos de experiência anterior na função, pediam certificados de cursos de por exemplo bombeiro, primeiros socorros, cursos de trabalho com crianças! Uma amiga que foi comigo ainda perguntou: Para andar com a vassoura é preciso saber isso tudo? " ele diz que sim, tudo são mais valias.

Depois disso, essa mesma amiga já me disse que num anúncio pediam "empregada de limpeza que saiba lidar com computadores".
As pessoas estão desesperadas por não arranjarem e então a entidade patronal quer uma só pessoa a fazer o trabalho de 3 ou 4!

Apesar de ter uma reforma de viuvez muito pequena e que não é suficiente para fazer face a todas as despesas, custa-me ter que viver ás "custas do meu marido", principalmente depois de uma vida em que sempre me orgulhei de ter trabalhado! mas custa-me muito mais, ouvir que os desempregados não querem trabalhar, que não arranjam porque não procuram que gostam de estar na babuje, que gostam de viver dos subsídios,
que isto e que aquilo...

Sem comentários:

Enviar um comentário