domingo, 27 de junho de 2010

1922/2010

Tenho andado para escrever umas simples "linhas" sobre este homem: José Saramago, mas por um motivo ou outro, vou adiando, hoje é o dia.

Não vou escrever nada inédito, o que vou escrever, já toda a gente sabe, Saramago foi um homem muito contestatário, não se coibia de dizer o que pensava principalmente em relação á igreja, era um completo ateu.

Vou referir só duas das várias reacções ou manifestações que ele referiu estar em desacordo e com as quais concordo plenamente!...

Manifestações essas que saíram do que se costuma chamar "politicamente correcto":

A primeira, no ano de 1997, quando visitou as vilas de Chiapas e Acteal onde protestou contra o massacre dos camponeses indígenas no México, onde se realizaram uma série de conferências de Imprensa, sabendo que com essa atitude iria gerar uma serie de hostilidades havendo na altura quem dissesse que ele devia ganhar o Prémio Nobel da Paz, isto no ano anterior a ele ter ganho o da Literatura.

A segunda, no ano a seguir, quando em visita a Israel, e em Ramallah, numa comitiva da delegação do parlamento Internacional de escritores, faz uma comparação que é extra ordinária... compara a ocupação israelita em territórios palestinianos a um campo de concentração nazi! Voltando a dizer mais tarde a um jornal do Brasil, o "Globo" : "O sofrimento do Holocausto não era um atestado de imunidade para a postura Israelita perante a Palestina".

Ora um homem assim, tem o seu valor, pelo menos para mim... ou será como já ouvi dizer: "Saramago, ou se ama, ou se odeia".. não penso assim...devemos encontrar o "meio termo" umas coisas gosta-se mais, outras menos...

Nasceu dia 16 de Novembro de 1922 na Azinhaga (Golegã)
Faleceu dia 18 de Junho de 2010 em Tías Província Espanhola de Las Palmas (Lanzarote)

Sem comentários:

Enviar um comentário