terça-feira, 5 de outubro de 2010

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO PARA O DESCONHECIDO




António Champalimaud, foi um milionário Português.
Ouvia falar dele, como sendo muito rico, mas não sabia nada sobre ele.
Uma vez, ouvi uma entrevista dele a um canal de televisão, já há largos anos, em que ele dizia ter ido para o "Brasil sem nada", construindo durante uns anos um novo "império", nomeadamente com criação de gado e negócios com cimento.
Ora eu, na altura, fiquei completamente "revoltada", porque, para mim era impossível ter ido para o "Brasil com uma mão à frente e outra atrás" e sempre que se falava no homenzinho, eu lá manifestava o meu "repúdio" por isto...

Aquando da morte dele, devido a cancro, mas já com 86 anos, ouviu-se dizer que tinha deixado 500 milhões de euros para investigação Biomédica, deixando também escrito que queria que quem ficasse à frente dessa Fundação, fosse a Drª Leonor Beleza, por sinal contestada quando era Ministra da Saúde, por causa da morte de várias pessoas, isto na década de 80, quando ainda não se sabia grande coisa sobre "sangue contaminado" com vírus hiv,...

Hoje, dia em que faz anos que foi implantada a República em Portugal, é inaugurada a "Fundação Champalimaud"

Não posso deixar de dizer que muitas vezes me arrependo do que dizia deste Homem... pode até não ter sido durante a vida, um grande homem, pode até ter cometido muitas injustiças a todos os níveis, pode ter até ter sido uma pessoa, crua, mentirosa e calculista, mas soube, não sei se mesmo às "portas da morte" se com dias, meses ou anos de antecedência, com o seu legado, ser um Homem com H grande... Os herdeiros que deixou não são seguramente iguais! ouvi inclusivamente, que queriam que o desejo do pai fosse "boicotado"... queriam "mais"...mesmo ficando ainda com uma fortuna "colossal"...

Por isto, tenho dizer: "bem haja Champalimaud" onde quer que esteja...


http://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_de_Sommer_Champalimaud

Sem comentários:

Enviar um comentário