sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
terça-feira, 28 de dezembro de 2010
CHICLETS (mastiga e deita fora)
A pastilha elástica foi patenteada em 28/12/1869 (141 anos) por Wiliam Finley Semple, mas nunca aproveitou comercialmente este produto, só em 1906 é que Thomas Adams começou a vender as "chicletes" que são, ou eram fabricadas com um tipo de látex.
A seguir, transcrevo um história interessante, porque sempre adorei chiclets, posso dizer que sou viciada...mesmo, e sempre ouvi dizer que "fazem mal"... principalmente aos dentes,! pelos vistos não!
Goma de mascar estimula memória e raciocínio, diz estudoDurante décadas, a goma de mascar foi considerada algo prejudicial e de mau gosto. Mas, agora, um novo estudo poderá mudar drasticamente essa ideia. Cientistas britânicos comprovaram que o hábito de mascar chiclete deixaria as pessoas mais inteligentes e com uma melhor memória.
Andrew Scholey, cientista da Unidade de Neurociência Cognoscitiva Humana da Universidade de Northumbria e encarregado da pesquisa, apresentou os resultados do estudo na Conferência Anual da Sociedade de Psicologia da Grã-Bretanha, em Blackpool, na quarta-feira.
O estudo revelou que a goma de mascar tem um efeito positivo para o processo do pensamento e para a memória.
"As pessoas lembraram de mais palavras e obtiveram melhores resultados em testes de memória", disse Scholey. "Os resultados foram bem claros e concluímos, especificamente, que a goma de mascar estimula a memória".
Não há diferenças entre as gomas de mascar e os chicletes, pois o importante é o movimento repetitivo da mastigação.
O pesquisador disse que o melhor desempenho nos testes de memória poderia ser atribuído a um aumento na frequência cardíaca, juntamente com o incremento da insulina que chega aos receptores do cérebro.
Os experimentos incluíram 75 pessoas divididas nos grupos de não mascadores, mascadores reais e mascadores "simulados".
Antes de serem submetidos ao teste de 25 minutos, os dois grupos de mascadores passaram três minutos realizando os movimentos bucais com sua goma real ou imaginária.
Scholey contou que os testes incluíam perguntas relacionadas com a memória a curto prazo, como relembrar palavras e imagens, e a denominada memória de trabalho; por exemplo, a capacidade para guardar o número do telefone de uma pessoa.
A freqüência cardíaca dos mascadores reais, depois dos testes, foi três batidas por minuto mais rápida que a dos não mascadores, e 1,5 batida mais veloz que a dos mascadores "simulados".
"Achamos que o aumento moderado na frequência cardíaca pode melhorar o fornecimento de oxigénio e de glicose para o cérebro, o que é suficiente para aprimorar a função cognoscitiva", explicou Scholey.
Segundo o cientista, "a outra possibilidade é que a mastigação possa induzir a um aumento na produção de insulina devido à salivação, como antecipação de uma refeição".
"Sabe-se que há receptores de insulina em áreas do cérebro que são importantes para a aprendizagem e a memória", disse.
(Com informações da Reuters)
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
SAUDADES DA JUVENTUDE QUE NÃO VOLTA MAIS!
Esta canção além de ser bonita, faz-me lembrar a minha juventude... uma altura em que o gira-discos tocava tão alto que hoje em dia penso que era um exagero...
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
SENSAÇÃO...
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
APRESENTAÇÃO QUINZENAL!
Hoje fui pela primeira vez, "mostrar-me" à Junta de Freguesia da Senhora da Hora...
Na minha nova "profissão" de desempregada, tenho que fazer prova, que não estou a trabalhar... e como ? indo de quinze em quinze dias levar um papel e trazer outro para a próxima "mostra".
Como que isto seja prova de alguma coisa, como se as pessoas que eventualmente estiverem a trabalhar "por baixo do pano" como se costuma dizer, não tenham um "tempinho" para a "mostra"...mas o pior para mim até nem passa por isto, o pior é eles no centro de emprego terem-me dito que, com a minha idade, sem curso de Línguas, sem curso de Informática, era quase impossível arranjar emprego... mas não obstante estes "comentários" com os quais estou 100% de acordo, tenho que "provar que estou activamente à procura de emprego"... estamos a brincar ou quê.....
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
3/3/1926 a 6/12/2010
Trabalhei desde 8/6/1981 até 2/3/2002 aqui, na rua da Restauração, depois, desde esse dia até: 30/11/2010, em Crestins, foto de baixo.
E existem coincidências que nos fazem pensar,...
Penso já ter escrito à uns meses atrás, sobre o meu primeiro patrão, patrão esse que por coincidência ou talvez não, morre simplesmente seis dias depois da pessoa a quem vendeu a firma que ele fundou, ter "dado cabo de tudo" ...
Será que foi acaso? talvez, mas fico a pensar, ele sabia pois já lhe tinham dito, que "aquilo estava muito mau" e que o mais certo era "fechar"...
Apesar do "mau" feitio que por vezes tinha, nunca deixou de cumprir os compromissos que tinha para com os seus empregados, nunca...
Era dono de um autêntico Império, inclusive o prédio onde estávamos, este com os vidros vermelhos, era dele, além de andares e armazém espalhados por os mais variados lugares!
Nada é eterno, todos temos um fim e o dele chegou dia 6/12/2010 aos 84 anos feitos a 3/3/2010.
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
VIDA NOVA
Sinceramente penso até que ainda não estou bem ciente que "tudo acabou", em termos profissionais, obviamente.
A semana passada, andei praticamente a tratar de assuntos relacionados com a trabalho, tratar do fundo de desemprego, advogado e pronto, passou mais ou menos bem, esta semana, que começa hoje, estive na médica de manhã com o meu filho devido à lesão que ele fez no músculo do ombro, no ginásio, já lá vão 15 dias, vai fazer uma ecografia, uma parte da tarde, fazer o "pinheirinho"... o Natal aproxima-se a "passos largos" e pronto, assim já fica feito...
A alegria este ano não vai ser muita mas, pelo menos "alegramos" um bocadito a casa.
Agora pior pior, vai ser daqui para a frente!!! uma pessoa como eu, que durante 29 anos trabalhou fora, cumpriu uma rotina, tinha os afazeres domésticos todos "controlados", inclusive as refeições... bem... vai ser!!!... só tenho um "remédio"... habituar-me e tentar não andar a "limpar o que está limpo"...e dar umas "passeatas", enquanto os "Srs. do Instituto do Emprego, não me "enfiam" a tirar um qualquer curso que depois não me serve absolutamente para nada... vou esperar, serenamente!
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
29 ANOS (UM SÉCULO... UMA VIDA)
Tenho a noção que também não arranjava emprego, se não os à para os novos não vai haver para os "velhos". vou ver se dou uns "passeios" ... depois se verá!
De uma coisa me posso orgulhar e orgulho com toda a certeza, que é o facto de ter sido uma profissional "exemplar" durante a minha carreira, o facto de NUNCA, nem um único cliente ter reclamado uma grama que fosse debitada a mais, um cêntimo que fosse cobrado a mais em alguma factura... pode não valer de nada e não vale concerteza a não ser para mim... para mim sim tem valor, muito muito valor!