sexta-feira, 25 de julho de 2014

Auschwitz Memorial / Muzeum Auschwitz

"O trabalho liberta"
 

O arame farpado à volta do campo.

Ultimo destino para mulheres condenadas à morte.
 
Dr. Josef Mengele ou "anjo da morte", guardava neste sitio crianças para poder experimentar toda uma série de atrocidades médicas.

Lavabos. Cada prisioneiro tinha exatamente 30 segundos para fazer as suas necessidades e lavar-se (se tivesse tempo para isso...). Muitas vezes tinha de decidir se fazia as necessidades, ou se se lavava.

Um carro usado para transportar corpos.
 

Sem casas de banho, sem aquecimento, viviam neste barraco 500 mulheres ao mesmo tempo.
 
Neste cubículo  podiam dormir até 8 mulheres, sem qualquer tipo de espaço.
Em memoria de todas os homens mulheres e crianças que morreram no genocídio nazi."   Aqui jazem as suas cinzas                                 



Pensa-se que mais de 1 milhão de pessoas foi morta aqui, neste local.
Crematório 4. Os Nazis destruíram-no antes de abandonarem o campo de modo a ocultar provas
Local onde era feita a "seleção" pelo médico oficial do campo. Aponta para a direita morres, aponta para a esquerda vives. 
Neste vagão vinham à volta de 80 pessoas de cada vez. Sem janelas, sem casas de banho, sem condições.

Um quarto de prisioneiros, no inicio da existência do campo.
Milhares de sapatos.

Alguns brinquedos e peças de roupa de bebés.
 

As malas. Muitas com nomes e data.
 

Milhares de óculos.
Local onde milhares de corpos foram queimados, pois a certa altura eram tantas as mortes que os crematórios não tinham capacidade.

Latas que eram lançadas para dentro das câmaras com o gás.
 
Crianças a caminho da câmara de gás.
Muro da morte. Sitio onde eram fuzilados

6000 Volts. Muitos prisioneiros atiravam-se de propósito de modo a cometer suicídio.
 

Sitio onde os homens eram despidos para serem fuzilados no muro. Muitos foram fuzilados aqui mesmo.
Lugar onde as mulheres eram despidas, para depois serem levadas ao muro de modo a serem fuziladas.  



Marcas de unhas nas paredes de quem estava a ser gaseado. 






Em muito nova, não consigo precisar a idade mas bastante nova, meus pais ofereceram-me o "diário de Anne Frank" e é um dos meus livros preferidos" guardo-o "religiosamente". Um dos meus sonhos desde sempre era poder visitar o campo de Auschwitz, já houve quem me dissesse que era um sonho um tanto ou quanto "macabro", mas pronto! A minha sobrinha esteve lá, quando viveu durante sensivelmente 6 meses na Dinamarca e na altura até me mandou de lá um bilhete postal com a celebre frase: " O Trabalho liberta", mas nem soube se ela tirou fotos nem se não! Agora um amigo do meu filho, que conheço muito bem pois além de morar relativamente perto de minha casa, vinha cá muitas vezes e até acompanhou um pouco a doença do Nando. Acontece que esse amigo foi visitar Auschwitz e embora ele mesmo me tenha dito que não é costume postar fotos no facebook, o ia fazer, não só pelo pai, que também gostava de visitar, mas também por mim e fê-lo de uma maneira tão "real", que só o facto de as ver e sobretudo ler as legendas que ele mesmo pôs, me fez chorar "baba e ranho". De maneira que decidi, embora não lhe tenha ainda dito nada, copiar para o meu blog algumas das fotos com as legendas que ele mesmo meteu!

Como é possível ter acontecido tamanha barbaridade? eu sabia, aliás já vi vários filmes sobre o assunto mas ao ver e ler isto, é demais! ao que chega a raça humana!

Sem comentários:

Enviar um comentário