terça-feira, 29 de novembro de 2016

23 DE SETEMBRO DE 1957

Andava eu a remexer numa gaveta onde tenho algum espólio que era de meus Pais e dei com um postal que diz:"Companhia Nacional de Navegação PAQUETE "QUANZA"

Vou transcrever o que minha Mãe escreveu e embora não seja a primeira vez que o leio, veio-me à ideia o quanto se deve amar um homem, neste caso o meu Pai, para se deixar tudo e se partir, sozinha isto há 59 anos! é obra. Fez-me igualmente lembrar alguns coisas que ela dizia e que nós "desvalorizávamos" que hoje, fazem tanto sentido...
Só é pena que muitas vezes só se interiorize o que nossas Mães nos dizem, quando elas já cá não estão e isto passa-se comigo e com toda a gente e apesar de todos nós o sabermos, todos caímos nos mesmos erros e quando temos a "luz", é tarde demais!

"23 de setembro de 1957
Querida Mãe,
Que estejam todos de saúde é o meu maior desejo, eu cá vou mais ou menos. No primeiro dia enjoei bastante, não aguentei as pastilhas e deitei tudo fora, mas o mar agora já está melhor e eu já vou bem. e dizem que daqui para diante o mar é melhor e o tempo melhor. Chegamos hoje a Las Palmas, lá para as 7 horas. Eu já arranjei aqui umas pessoas de Matosinhos que já estiveram em Luanda e que foram passar férias aí, vamos muito bem há aqui para alugar, umas cadeiras de braços e à noite estamos no convés do barco a tomar ar porque nas camaratas está calor. Tenho muitas saudades vossas. Agora vou ver se compro alguma coisa em Las Palmas, porque dizem que é muito bonito.
Saúde para todos que perguntarem por mim, beijinhos  para a Lindinha e para vocês da filha Aida.
Adeus."

Sem palavras!  

domingo, 27 de novembro de 2016

sexta-feira, 25 de novembro de 2016


58 MESES

É muito muito tempo! Quando me sinto mais só, penso em como tudo era diferente quando estavas comigo. Já não vou falar em merecimentos porque todos vamos partir um dia, uns muito cedo outros tarde demais? não sei talvez!

Hoje é igualmente o dia do meu aniversário! mais um...
Lembrei-me de uma coisa que uma amiga diz: andamos neste mundo para nos aperfeiçoarmos...
Eu acho que não será só para isso, mas também para pagarmos erros do passado e enquanto esses erros não forem pagos, normalmente em dor e sofrimento, não "vamos".
Ás vezes merecemos, eu falo por mim se pudesse voltar atrás, algumas coisas seguramente não as voltava a fazer...
Será por pensar demais? será que muitas pessoas cometem erros bem mais graves e tudo lhes "sorri"? será????

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

quarta-feira, 23 de novembro de 2016




PARABÉNS MÃE!

Se minha Mãe fosse viva, hoje fazia 83 anos. Sinto uma falta enorme enorme...
Tem dias que a tristeza é muita e as saudades demais!
Estejas onde estiveres quero que saibas que te adoro!

terça-feira, 22 de novembro de 2016

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

PARA MEDITAR...

"Em plena aula, um professor, sem dizer uma palavra, pegou num franco grande, vazio e começou a enchê-lo com bolas de golfe. De seguida, perguntou aos alunos se o franco estava cheio. Todos eles estiveram de acordo em dizer que sim. Então o professor pegou numa caixinha de fósforos e deitou-os dentro do frasco. Os fósforos preencheram os espaços vazios entre as bolas! O professor volta a perguntar se o frasco estava cheio e eles voltam a dizer que sim! seguidamente o professor pegou numa caixa de areia e despejou-a dentro do frasco. Obviamente a areia preencheu todos os espaços vazios do copo e o professor volta à pergunta já "batida", se o frasco estava cheio. Os alunos foram ainda mais retumbantes no sim que pronunciaram. De seguida, o professor adiciona duas chávenas de café ao conteúdo do frasco que preencheram todos os espaços vazios entre a areia. Nessa altura os alunos riram à gargalhada e quando os risos terminaram, o professor comentou:
"Quero que percebam que este frasco é a vida. As bolas de golfe são as coisas importantes: A família, os filhos, a saúde, a alegria, os amigos, as coisas que vos apaixonam! são coisas que mesmo que perdêssemos tudo o resto, manteriam a nossa vida ainda cheia. Os fósforos representam outros elementos importantes da nossa vida, como o trabalho, a casa, o carro, etc. A areia, é tudo o resto, são as pequenas coisas. Se primeiro colocarmos a areia no frasco, não haverá espaço para os fósforos nem para as bolas. O mesmo ocorre com a vida. Se gastarmos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teremos lugar para as coisas que são realmente importantes. Prestem atenção ao que realmente importa. Estabeleçam as vossas prioridades e o resto é só "areia".
Nessa altura um dos estudantes levantou o dedo e perguntou: Então o que representa o café? O professor abriu um sorriso e disse: Ainda bem que há alguém que está bem atento e pergunta! Isso é só para vos mostrar que, por mais ocupada que a vossa vida possa parecer, há sempre lugar para tomar um café com um amigo!"

PENSEM NISTO!

terça-feira, 15 de novembro de 2016

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

                                        we were but stones, your light made us stars

sábado, 5 de novembro de 2016

terça-feira, 1 de novembro de 2016