quinta-feira, 29 de outubro de 2009

FÉ E DESCRENÇA


Como praticamente a todas as pessoas, pelo menos da minha faixa etária, foi-lhe "incutido" pelos pais a religião, a fé... maioritariamente a Religião Católica".


E eu, como não sou excepção, frequentei a igreja, andei na catequese e fiz a comunhão solene, que e pelo menos em Angola, era chamada de "segunda Comunhão" , não tenho grande memória do acontecimento mas como tenho o álbum das fotos, lá vou revivendo o momento.

Com o passar dos anos, não sei se foi "bom" se foi "mau", fui deixando de acreditar num determinado número de coisas sobre a Fé, ao ponto de por vezes pensar que fui um pouco "enganada" pelos ensinamentos vou chamar: "Bíblicos"...

Penso no assunto e chego á conclusão que não é a religião, não é a fé, que faz com que o homem seja bom ou seja mau, também se mata em nome de Deus...

O homem, nasce "bom" e da mesma maneira que aprende a falar, andar, aprende coisas que a própria sociedade também o vai ensinando, e se essa pessoa tem uma ideia do mal, vai sendo digamos assim, "levada" para o mal...vingança, oportunismo e tudo o que existe de pior...

Por isso tenho em crer que se realmente existisse um Deus no verdadeiro sentido da palavra, não havia tanta gente a sofrer, inocentes, bebés, pessoas que nunca fizeram mal a ninguém, e outras, as tais "más" vingativas, oportunistas, ladras, assassinas, a que nada acontece... Outra,: padres que aceitam o celibato, mas não podem ver um "rabo de saias" e se são "representantes de Deus na terra" tinham por obrigação cumprir o que prometem, ainda só mais um exemplo, o Vaticano, tem uma da maiores fortunas do mundo... e não deixam de "pregar" contra as injustiças...

Por isto é que se diz que não se pode discutir Religião e Politica...

Há quem diga que quem "acredita é mais feliz" pode até ser, ou pelo menos vive mais na "ilusão" quanto mais não seja o facto de pensarem que depois de morrer "vão" para um lugar muito bom...enquanto os cépticos como eu, pensam que vamos todos para "sete palmos abaixo do chão"



(P.S. - Não posso deixar de dizer que quando calha entrar numa igreja, me sinta mal, pelo contrário, até me sinto bem... é um lugar de "calmaria" talvez pelo simbolismo)

1 comentário:

  1. A minha linha de pensamento é muito parecida com essa que descreves.Como escrevi ha semanas no meu blog, atravesso a fase da minha vida em que mais questiono a religião, pois se Deus existe não entendo o pq de nos fazer sofrer de forma tão atroz. Priva-nos de pessoas maravilhosas para vermos aí pessoas tão más a quem nada acontece.. enfim

    acho que é notória a minha revolta..

    beijinho grande

    ResponderEliminar