sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

4/2/1961 ( faz hoje 50 anos que começou a guerra em Angola)


"A Guerra da Independência de ANGOLA (4/2/1961-11/11/75) que começou por um levantamento contra colheitas forçadas de algodão, tornou-se uma luta de várias facções pelo controlo de Angola com onze movimentos separatistas, acabando em 1975 quando o governo angolano, a UNITA, o MPLA e o FNLA assinaram o acordo de Alvor e após a Revolução dos Cravos no dia e 25 de Abril de 1974. Foi essencialmente uma guerra de guerrilha na qual as Forças Armadas Portuguesas lutaram contra vários grupos independentistas armados e dispersos por algumas zonas escassamente povoadas do vasto território angolano administrado por Portugal.
Quanto a posições exteriores, os grupos nacionalistas revoltosos puderam contar principalmente com o apoio da República Democrática do Congo em relação a Portugal, houve apoio por parte da África do Sul.
Várias atrocidades foram cometidas por todas as forças envolvidas no conflito".


Só tenho a lamentar que Salazar não tenha entregue logo aquilo aos Africanos, não tinha havido de certeza tantas mortes de tantos rapazes novos que foram obrigados a ir lutar por uma terra que não lhes dizia nada de nada.
Embora que mesmo depois dos Portugueses terem abandonado aquilo eles não se entenderam e enquanto a guerra colonial durou 13 anos, a guerra civil deles durou mais de 30!

Estão agora a tentar "erguer-se" depois da morte do Jonas Savimbi, as coisas começaram a compor-se, não vou dizer que ele era pior que os que estão no governo mas pelo menos é só um o que torna tudo mais fácil...

Sem comentários:

Enviar um comentário