quarta-feira, 30 de março de 2011

MUDAR DE RUMO!


Sempre que alguém quer mudar de vida, pode mudar (se tiver coragem) mas é com toda a certeza muito custoso, muito difícil como aliás já aqui escrevi um dia destes!

Mas quanto a mim o pior de tudo, é que as pessoas além de quererem mudar, e estão no seu direito e até aí tudo bem, nada a dizer, agora o problema é quererem deixar "encaixotado", ou fechado a "sete chaves" todo o seu historial de vida, ou o seu passado! esse passado nunca pode, nem é humanamente possível "arrancá-lo" de nós... temos sim que fazer um tipo de "incorporação" do passado no presente! nem que seja " linha sim, linha não".
Isto se não queremos que a nossa vida seja um "nó cego".

terça-feira, 29 de março de 2011

domingo, 27 de março de 2011

quinta-feira, 24 de março de 2011

"BURRO VELHO NÃO APRENDE LÍNGUAS" OU APRENDE?

Quando tinha sensivelmente 20 anos, andei a tirei um curso de dactilografia na Academia comercial Tecla, que ainda existe no mesmo sítio na Rua Álvares Cabral.
Tínhamos as teclas tapadas, com umas "rodinhas" de papel de várias cores e cada cor, correspondia a um dedo! Em frente a nós, num quadro, as letras para as quais olhávamos para puder escrever sem olhar para o teclado porque não adiantava nada, isto para quê? para podermos escrever sem por os olhos nas teclas e também ter que obrigatoriamente escrever com os dedos todos...

Uma máquina de escrever antiga é como que  uma impressora que imprime à medida que digitamos... não à melhor definição do que esta!

Entretanto fui trabalhar, para a firma onde trabalhei até o ano passado e devo confessar que nunca consegui fazer o que me era proposto, mas não foi por isso que deixei de escrever dezenas e dezenas de cartas,dezenas e dezenas de letras. recibos, etc... sim porque antigamente, sempre que queríamos fazer mais que uma carta ou mais que um recibo para o mesmo cliente, era tudo repetido... eu inclusive sabia o nome e morada de muitos cliente de cor e salteado, como se costuma dizer!

Os anos foram passando e eu nunca tive oportunidade de fazer grande coisa nos computadores da firma a nível de word e excel, porque trabalhava quase exclusivamente com um programa da firma que por acaso era da IBM, o "as400", onde  fazia então todo o trabalho, desde facturação a stocks e o que tinha que ser feito no computador, era um outro colega que o fazia.


 
Isto tudo para dizer o quê? que agora, depois de "burra velha" vou tirar um curso de informática! será que me vai servir para alguma coisa? não sei, sei que o ditado popular diz, que o "saber não ocupa lugar" e no fundo é certo. Tenho só uma preocupação que nem sempre está "em cima" mas a maior parte das vezes está, que é o Nando! será que não vai precisar de mim enquanto não estou? Agora que se sente e está tão em baixo? Espero que não! também são praticamente 2 meses e nesses dois meses tem o "menino" que além de me ter incentivado, disse estar disponível para "colaborar mais"!
Agora é só aguardar a "chamada"...

(Este "rosinha" é o pc dos "meus sonhos)

quarta-feira, 23 de março de 2011

ELIZABETH TAYLOR 27/2/1932 - 23/3/2011

Morreu hoje uma das grandes divas do cinema. Lembro de ouvir, ainda era criança, que tinha "os olhos mais lindos do mundo" cor de violeta!
 É assim a vida, tudo tem um fim!

terça-feira, 22 de março de 2011

1ª SESSÃO (4ª.FASE)

Hoje, daqui a sensivelmente 1 h 30 m, tem início mais uma sessão de quimioterapia.
Vai ser a 1ª de uma 4ª. Fase, com componentes completamente diferentes das outras, incluindo até os possíveis efeitos secundários!

Vai ser um ciclo de 12, se entretanto os médicos não se decidirem por a operação!


A vida continua e não podemos desanimar! mas tem dias que é completamente impossível ser-se optimista!

A Esperança, essa,  está "bem patente" nos nossos corações e nos corações de todos os que te (nos) querem bem, porque tanto eu, como o filho, sofremos... é complicado, temos que ter alguém ao nosso lado, temos que ter quem sinta que por vezes dizemos e fazemos, mais "coisas sem pensar" mas nesses momentos, tentar, se não ajudar, pelo menos não "afundar"...

segunda-feira, 21 de março de 2011

sexta-feira, 18 de março de 2011

SAPE-SAPE

Quando escrevi este post: http://oolhardamente.blogspot.com/2011/02/anona.html e embora já tivesse ouvido falar na fruta "sape sape", nunca imaginei que fossem as "anonas".
É uma fruta tropical, isso já sabia, que existe muito em Angola, também sabia só que como nunca vi, ou se vi era muito pequena, não tinha ideia nenhuma...agora ao ver numa foto de frutas de Angola,... "pasmei"!  são dois nomes, para uma mesma fruta, embora que eu pense que o nome verdadeiro seja "anona" porque a árvore que dá este delicioso fruto chama-se: anonáceas... Engraçado...o Sape-Sape!!!

quinta-feira, 17 de março de 2011

FOLFIRI...



"O mundo está cada vez mais perto da minha cabeça"...
Quero muito não pensar assim, quero continuar a viver tentando esquecer mas determinados momentos, são muito complicados!

Depois da consulta no IPO desta manhã, viemos um pouco..."tristes?, decepcionados?, calados? sem saber o que dizer... foi isto!
 
O Dr. Nuno, como sempre, tenta e consegue, dizer as coisas de uma maneira "suave", mas a realidade não tem nada de suave, pelo contrário é "dura"! muito muito "dura"!....

Depois de muitas e muitas "doses de quimioterapia" o "bicho" está a crescer!

Já fez, Folfox, na primeira fase da doença e agora vai fazer este novo tratamento "Folfiri", e não são as 4 h e 30, dos primeiros, mas também não tão curto como estes últimos que fez, vai ser sensivelmente 1 h e 30 minutos e na mesma a "bomba" 48 horas!

De qualquer maneira, independentemente disto, vai ser sujeito a uma consulta de grupo, onde médicos e o cirurgião, vão analisar "à lupa" todo o processo dele, para ponderarem a hipótese de o poderem vir a operar! Se isso acontecer, se realmente chegarem a esse acordo, vão fazer uma operação de remoção total dos órgãos afectados, ficando por isso um doente ostomizado de intestino e bexiga!, aliado ao alto risco que uma operação destas acarreta, segundo palavras do próprio médico!

E agora é assim: -Se não garantirem o sucesso desta intervenção será de correr este risco? será que não é melhor continuar com a quimio? será?? será ??

Falei com o Nando... vamos confiar nos médicos! Também estamos "limitados" eles sempre devem saber mais que nós... mas não deixo de me questionar... Porquê ???

quarta-feira, 16 de março de 2011

UMA DAS CANÇÕES QUE ME TRAZEM MUITAS RECORDAÇÕES!!!!

COMPLETA mente BARALHADA... (barata tonta)

BREATHING


Respirar é o que todos fazemos... independentemente de se querer ou não querer! respiramos sem saber, sem lembrar, sem pensar e quando pensamos que estamos a respirar, bem ai, o caso muda de figura! tentamos logo, inspirar e expirar para o confirmarmos... como se já não fosse um dado adquirido! e porquê? Simplesmente porque estamos vivos!

Mas o facto de se respirar, por vezes .não significa muito., aliás, em certas alturas não significa rigorosamente nada! o que é uma "pena"... porque se respiramos, estamos vivos, claro, já o escrevi anteriormente!... mas podemos "não nos sentir vivos"...e se isso afecta??? sim! muito!

segunda-feira, 14 de março de 2011

JAPÃO DAY AFTER! (DIA 12 DE MARÇO)












Simplesmente sem comentários...

domingo, 13 de março de 2011

J A P Ã O ( 11 DE MARÇO DE 2011)

Estas são algumas imagens do horror que o Japão passou e está a passar, depois do terramoto seguido de tsunami que aconteceu no passado dia 11...
O maior desde há 140 anos pois teve 8.9 na escala de Richter...os carros, pela força das águas, pareciam de papel...
A Natureza tem tanto de belo como de tristeza, melancolia e dor! como dizia Einstein: "A Natureza quando agredida não se defende, apenas se vinga"

E os homens têm-na agredido tanto...



"Para dar ordens à natureza é preciso saber obedecer-lhe."
( Francis Bacon )

sábado, 12 de março de 2011

DEPRESSÃO=DOENÇA DA ALMA!



Hoje em dia, mais que nunca, se houve falar em depressão. Não deve haver ninguém que se não teve, não conheça alguém que "esteve ou está" com uma depressão!
Também eu não fiquei "imune" a esta nova "vaga" de pessoas com depressão. No meu caso concreto, estava com dificuldade em dormir, ou melhor, dormia mas era como se  não dormisse! era um dormir "sobressaltado", então fui à médica que me receitou um anti-depressivo....
Só que eu, passado uns seis meses sensivelmente, deixei de tomar!. embora digam que se tem que fazer o "desmame" eu não o fiz e não me senti mal por isso.!
E tudo isto porquê? Segundo um artigo publicado numa revista, o ano passado, a primeira pergunta que devemos colocar é se a "depressão é um estado natural ou se é mais uma doença?"
Padecer de depressão tornou-se num lugar comum no nosso contexto cultural, talvez porque a depressão é algo que faz parte da própria condição humana. "ELA NÃO É UMA DOENÇA"  então: A depressão pode ser definida (por comparação) com o mecanismo da dor de alma. Imaginemos que um dia nos dizem que ter "dor" é uma doença, e existe um medicamento que pode "tratar" a dor (por exemplo, quando ao pregar um prego falhamos a sua cabeça e acertamos no dedo, deixaríamos de sentir aquela dor alucinante) e se por um lado estávamos tentados a viver sem a dor, rapidamente nos aperceberíamos que precisamos dela...senão como é que afastaríamos a mão de uma fonte de calor evitando queimarmo-nos gravemente, se não sentíssemos dor? PRECISAMOS DA DOR PARA NOS MANTERMOS VIVOS...

"Depressão é uma palavra recente, para descrever uma condição tão antiga como a humanidade!.Depressão ou dor de alma informa nos que alguma coisa não está bem ao nível das nossas emoções e bem estar mental, assim é natural a dor da alma quando perdemos alguém que nos é querido, quando perdemos um emprego, quando temos insucesso no trabalho, uma relação difícil um negócio que correu mal! e não existe nada, medicamento nenhum que altere esse sentimento!"


Resumindo: confundimos muito tristeza com depressão... todos temos o direito a sentir tristeza, a estarmos deprimidos de vez em quando, o que não quer dizer que tenhamos uma depressão...Agora não podemos dizer que não existam pessoas para quem um simples problema seja um "bicho de sete cabeças"! ao ponto de precisarem mesmo de ajuda médica, pelo menos para não pensarem tanto no assunto! o que ficam com certeza é mais "moles"...conheço uma rapariga que de tantos anti depressivos tomar, parecia uma "zombie" até o falar me fazia lembrar algumas pessoas quando ficam com um "grãozinho na asa" ...


(Quando sentimos dor temos habitualmente duas maneiras para lhe fazer face: eliminamos as causas ou os sintomas. O mesmo se passa com a dor de alma. Com os antidepressivos, eliminamos os sintomas)

sexta-feira, 11 de março de 2011

SER VEGETARIANO

Dizem que a alimentação vegetariana é mais saudável que a cárnea. não sei se será verdade! O que é um facto é que os vegetarianos "São menos obesos, não sofrem tanto de hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, doenças renais, pedras na vesícula, vários tipos de cancro sobretudo o cancro do cólon"!(segundo li)

Vistas as coisas desta maneira, parece que os vegetarianos são mais saudáveis!. Existe, no entanto, uma pergunta que muitas pessoas fazem que é a seguinte: onde vão os vegetarianos buscar proteínas, que como se sabe existem em abundância na carne?

"Vão buscar à proteína que existe nos vegetais porque o excesso também é "mau".... principalmente a animal porque tem aninoácidos sulfurados o que faz com que se perca cálcio através da urina! uma dos grande "fornecedores de proteína" é a soja...e a soja contem uma substância que inibem o crescimento de tumores"...

Uma coisa é certa, o feijão, as lentilhas, o tofu, são na realidade até muito mais baratas que um bife! e segundo o que li :- "podemos estar seguros que uma alimentação baseada em vegetais é adequada para proporcionar a qualquer individuo saudável, a proteína necessária, desde que a alimentação contenha as calorias necessárias e inclua uma variedade de grãos não refinados, legumes e vegetais, e as plantas foram criadas para sustentar a vida humana o que se conclui que a ciência está a provar, diariamente, que os alimentos vegetais contribuem para se ter uma óptima saúde".

Isto tudo, segundo um artigo que saiu em 2010! 

 Mas... aqui na minha casa, são todos "carnívoros"... ninguém lhes fale de peixe...eu é que tenho que fazer a "vista grossa" e "obrigar" a comerem peixe... mas muito contrariados!

quarta-feira, 9 de março de 2011

5ª SESSÃO (3ª FASE)

Hoje, depois de um tac abdominal e um tac pélvico, tem marcada mais uma sessão de quimioterapia.
 Só espero que continue a correr tudo pelo melhor e que os comprimidos para abrir o apetite, comecem a fazer algum efeito porque pelo que disse o médico, ainda leva um certo tempo para que tal aconteça! Vamos continuar a ter Esperança... sempre!

terça-feira, 8 de março de 2011

ADORO ESTA MÚSICA

Neste dia internacional da mulher, decidi que esta música era óptima para mim e para todas as mulheres..

segunda-feira, 7 de março de 2011

PORQUÊ ?


A vida é complicada, as pessoas são complicadas, eu sou complicada!

Existem determinadas palavras, determinadas atitudes que por mais que as pessoas se desculpem, não existe nada que consiga "apagar" o que foi dito... não é o facto de perdoar ou deixar de perdoar, é simplesmente não esquecer! e quando digo "não esquecer" não digo andar sempre a "remorder" no mesmo, não é isso, é simplesmente nos momentos de maior fragilidade, essas atitudes terem um significado quase "titânico" e -voilá...

Depois do "coração estar fora"....ups... nada a fazer a não ser esperar... calmamente esperar!

sábado, 5 de março de 2011

CARNAVAL

Sempre gostei do Carnaval. Não tenho assim muito viva na minha memória os carnavais quando era criança, sei que me pintava e adorava, pelo menos nestes dias não havia problema  porque sempre adorei as pinturas e só tive o meu primeiro "kit de pintura" chamemos-lhe assim, no dia em que fiz 15 anos, (isto foi um aparte)

Agora depois de adulta, cá em Portugal, todos os anos me mascarava, eu e o Nando! Houve uma altura que desconfiaram que era eu pela cor dos olhos, pediram-me para olhar olhos nos olhos e desconfiaram logo!.

Mas a vez que me lembro mais e que aliás até tenho fotos, foi uma altura que me mascarei de árabe... com "direito" a véu e tudo, fomos até ao Jardim Zoológico da Maia e foi a risota total!.

Tirando os anos e não foram assim tão poucos como isso, em que íamos para Espanha onde também nos divertíamos imenso!

Agora, nada "é como antes"... a vida não está nada fácil e aliado à doença dele,... tudo ficou mais "frio"...
Já estou como diz o ditado: "tudo tem o seu tempo"...