sábado, 12 de março de 2011

DEPRESSÃO=DOENÇA DA ALMA!



Hoje em dia, mais que nunca, se houve falar em depressão. Não deve haver ninguém que se não teve, não conheça alguém que "esteve ou está" com uma depressão!
Também eu não fiquei "imune" a esta nova "vaga" de pessoas com depressão. No meu caso concreto, estava com dificuldade em dormir, ou melhor, dormia mas era como se  não dormisse! era um dormir "sobressaltado", então fui à médica que me receitou um anti-depressivo....
Só que eu, passado uns seis meses sensivelmente, deixei de tomar!. embora digam que se tem que fazer o "desmame" eu não o fiz e não me senti mal por isso.!
E tudo isto porquê? Segundo um artigo publicado numa revista, o ano passado, a primeira pergunta que devemos colocar é se a "depressão é um estado natural ou se é mais uma doença?"
Padecer de depressão tornou-se num lugar comum no nosso contexto cultural, talvez porque a depressão é algo que faz parte da própria condição humana. "ELA NÃO É UMA DOENÇA"  então: A depressão pode ser definida (por comparação) com o mecanismo da dor de alma. Imaginemos que um dia nos dizem que ter "dor" é uma doença, e existe um medicamento que pode "tratar" a dor (por exemplo, quando ao pregar um prego falhamos a sua cabeça e acertamos no dedo, deixaríamos de sentir aquela dor alucinante) e se por um lado estávamos tentados a viver sem a dor, rapidamente nos aperceberíamos que precisamos dela...senão como é que afastaríamos a mão de uma fonte de calor evitando queimarmo-nos gravemente, se não sentíssemos dor? PRECISAMOS DA DOR PARA NOS MANTERMOS VIVOS...

"Depressão é uma palavra recente, para descrever uma condição tão antiga como a humanidade!.Depressão ou dor de alma informa nos que alguma coisa não está bem ao nível das nossas emoções e bem estar mental, assim é natural a dor da alma quando perdemos alguém que nos é querido, quando perdemos um emprego, quando temos insucesso no trabalho, uma relação difícil um negócio que correu mal! e não existe nada, medicamento nenhum que altere esse sentimento!"


Resumindo: confundimos muito tristeza com depressão... todos temos o direito a sentir tristeza, a estarmos deprimidos de vez em quando, o que não quer dizer que tenhamos uma depressão...Agora não podemos dizer que não existam pessoas para quem um simples problema seja um "bicho de sete cabeças"! ao ponto de precisarem mesmo de ajuda médica, pelo menos para não pensarem tanto no assunto! o que ficam com certeza é mais "moles"...conheço uma rapariga que de tantos anti depressivos tomar, parecia uma "zombie" até o falar me fazia lembrar algumas pessoas quando ficam com um "grãozinho na asa" ...


(Quando sentimos dor temos habitualmente duas maneiras para lhe fazer face: eliminamos as causas ou os sintomas. O mesmo se passa com a dor de alma. Com os antidepressivos, eliminamos os sintomas)

Sem comentários:

Enviar um comentário