O dia da Nossa Senhora da Hora, é sempre a uma quinta feira, 40 dias depois da Páscoa. Este ano calhou dia 2, na passada quinta feira.
Embora não seja uma Romaria assim muito grande, não se compara com a do Senhor de Matosinhos, que já está a decorrer, mas é uma festa bonita.
Além da Procissão, tem os bailaricos, que ocorrem no pátio da fonte das sete bicas, fogo de artificio, as "famosas" barraquinhas com os comes e bebes, que não podem faltar em romaria que se "preze" e os carroceis para delícia principalmente dos mais jovens.
Não deve haver quem não conheça a "história" da Fonte das sete bicas"...eu há mais de 20 anos, ainda nem sonhava vir morar para "aqui" para tão perto, e também fui beber das 7....lá diz a ditado:-" Se queres casar, anda meu amor à fonte comigo, que eu peço ao Sr. para casar contigo e vais ver se é ou não como eu digo, casaremos na Igreja, pra que o povo tenha inveja que eu seja a tua mulher... e já depois de casados, como somos educados iremos agradecer à Fonte das Sete bicas"... :)
http://www.regional-editora.com/distritos/porto/matosinhos/historia/sra_hora.htm
E hoje, como sempre, lá vamos nós, a pé pois claro é pertinho, assistir ao bailarico e ao Fogo... ás 24 horas, assim o Nando esteja em "condições", pelo pelos areja um pouco!
Sem comentários:
Enviar um comentário