sexta-feira, 18 de maio de 2012

APRESENTAÇÃO A JÚRI



Não fiz nada que milhares de pessoas não tenham feito. Não vou dizer se é ou não é um 12ª ano feito "na esquina", não vou dizer que é a mesma coisa que um 12º ano pela via dita normal do ensino,(nem o posso fazer) embora os formadores digam que este 12º ano, é por experiência de vida e que em termos até de diploma, é a mesma coisa...

Vou dizer simplesmente que adorei a experiência, adorei o convívio,  os colegas e não posso deixar de me sentir orgulhosa por, apesar de todas as partidas que a vida me pregou desde que comecei este processo, ter sido das primeiras a conseguir completá-lo. Alguns colegas, com as mesmas aulas, os mesmos professores, estão ainda a meio do percurso e alguns com idade para serem meus filhos...


Decido desde o primeiro momento que queria falar do cancro do cólon,  embora me tivessem tentado demover, estava decidida e assim o fiz! Só lamento o Nando não ter podido ir assistir e a única parte em que me comovi, foi mesmo no fim, quando disse isso mesmo, depois de ter já alguns colegas e formadores com a "lágrima no canto do olho".

O avaliador do Ministério da Educação, disse que se via que eu era uma pessoa de afetos e de muita coragem por ter levado um tema que me causou tanto sofrimento e que a determinado momento lhe pareceu que estava perante uma enfermeira ou médico, por ter aplicado  alguns termos técnicos inclusive nome de fármacos, nome de componentes de quimioterapia!

Tudo isto, não por ser mais esperta que ninguém mas por ter vivido 5 anos a ir muitas  vezes ao IPO. E foi também uma homenagem ao Nando e um alerta para estarmos atentos aos sinais que o corpo nos transmite e que podem fazer a diferença entre a vida e morte!

Espero puder acompanhar o processo de todos os colegas, o segundo grupo dia 1 de Junho, um terceiro dia 12 e depois vou ter que confirmar...

Agora posso dizer que estou mais feliz?  não não posso!

Já hoje chorei e continuo a dizer:- jamais serei a mesma pessoa!

4 comentários:

  1. Estás uma autentica Drª.... parabéns força
    para a frente é que é caminho
    Bjs Branca

    ResponderEliminar
  2. Obrigada.:) Para Drª ainda falta muito nem tenho a pretensão de lá chegar! Com esta idade senão impossível, quase!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. É so queres!!! es feita da mesma massa que qualquer um que se formou
    E depois tens sempre a Universidade senior, HaHaHaaaaaaa
    Bjs Branca

    ResponderEliminar
  4. Lol... Não. Nem capacidade e muito menos paciência. Os cursos vou ter que os tirar, que remédio!... Beijinhos

    ResponderEliminar