segunda-feira, 22 de abril de 2013

EUTANÁSIA (boa morte)



 
A palavra vem do grego eu - "bom", e thanatos, "morte")

 Assisti na passada sexta feira, nas piscinas da Senhora da Hora, a um debate sobre a eutanásia promovido pela "Juventude Socialista da Senhora da Hora" e onde estiveram presentes a Dr. Helena Vieira, enfermeira do Hospital Magalhães Lemos, o Dr. Pinto da Costa e o Dr. Daniel Serrão.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Eduardo_Pinto_da_Costa
 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Daniel_Serr%C3%A3o

Eu, sempre que se falava em eutanásia, dizia que sim, que devíamos ter direito de escolher, como, onde e quando queríamos morrer, quando estivesse mos numa situação irreversível.

Neste momento e depois de ouvir durante umas três horas os oradores, não estou assim tão convicta!
 
Desde que o mundo é mundo, que houve doentes e velhos, a diferença é que antigamente os velhos eram considerados um tesouro, quanto mais não fosse pela sua longa experiência de vida. Agora não passam de um estorvo, simplesmente um estorvo!  E é um dos motivos pelo qual hoje em dia se fala tanto em eutanásia.!

 Os médicos sem se referirem concretamente aos "velhos" lá foram dando uns toques".  Antigamente não se falava em eutanásia mas sim em suicídio! visto que o suicídio é uma decisão pessoal, já a  eutanásia passará ou acabará por se transformar praticamente numa espécie de imposição da sociedade...

Nós, durante o final da vida, mais as pessoas de idade, sofrem muito e ao contrário do que antigamente sucedia, são praticamente "abandonados" pela família, e muitas vezes além da dor, têm o fardo da solidão e eu contra mim falo, minha mãe, embora não seja uma pessoa totalmente dependente, é velha e mora sozinha, mas não me vou alongar a falar de casos específicos. Mas que pelo que ouvi, a ser legalizada, ia dar azo a que muitas pessoas, para quem os familiares são um "peso" conseguissem que eles "embarcassem" mais cedo, muitos estão até ansiosos que eles morram por motivos de heranças! e acabava por se ditar uma "sentença de morte"sem sequer se ter "voto na matéria".

Também sei que os médicos são "educados" para a vida e não para a morte por isso as ideias deles vão sempre no sentido da vida e respeitam a vida até ao último fôlego, mas será que é assim em todas as situações?

Eu por exemplo, tenho quase 100% de certeza absoluta que, quando por volta das 7 horas, do dia 24 de Janeiro de 2012, quando perguntei o que era o "liquido" que estavam ser administrado ao Nando e me disseram que era soro, não era...  era algo para o "ajudar a partir" sem dor!!!!

 -O País que é mais falado em termos de eutanásia é a Holanda, onde numa fase inicial  se começou a praticar a eutanásia  só em doentes terminais depois,  passou-se para doentes crónicos, depois para doentes onde a dor era mais forte ou que sofriam de doenças do foro psíquico e depois veio a eutanásia voluntária, até chegarmos ao estado actual de a aplicar sem o consentimento do doente... e isto é que me "assusta"...

Sou a favor ou contra a eutanásia? não sei...  sinceramente não sei|!

Sem comentários:

Enviar um comentário