sábado, 17 de setembro de 2011

AUTO ESTIMA / PERSONALIDADE!












Pelo que já li, a formação da nossa personalidade começa por volta dos 5 anos, e está tudo relacionado com referências que são fulcrais, tanto vindas dos pais como também do convívio quer no infantário, como até em contacto com um qualquer "simples mortal".

Essa formação ou estas "transmissões" vão ser determinantes na individualidade pessoal, e social de cada um de nós.

Com o passar do tempo a criança vai como que absorvendo determinados padrões de comportamento, pensamentos e emoções mas tudo tendo por base as referências aprendidas.

Existem pessoas que a quem chamamos: "sem personalidade" ...

Ora essa "falta de personalidade" geralmente acontece quando se tem baixa, ou fraca auto-estima, quando a pessoa não tem admiração por si mesma e começa a procurar novas atitudes, maneiras de vestir, manias, determinada marca de perfume, etc, principalmente das pessoas que lhe estão mais próximas, principalmente dos seus melhores amigos.

Todos queremos ser "únicos", ter uma personalidade tida como apenas só "nossa" e quando nos apercebemos que existe algum amigo, que em tudo o que fazemos diz "amém", pelo menos a mim, causa-me um pouco de impressão! Porque para essa pessoas nós somos uma espécie de ídolo... Agora também podemos ver o "caso" por um outro prisma... Esta situação pode até só ser admiração... e se chegarmos a essa conclusão, penso que é o ideal... melhor até para ambas as partes...porque nós devemos sempre ser nós e ser únicos!

Mas eu continuo a dizer que não acredito que as pessoas não tenham opiniões sobre tudo que ocorre a sua volta porque todos temos! o que acontece é que algumas pessoas ás vezes não têm é coragem de expressa-las ou têm opiniões muito parecidas e então lá está, devido a falta de coragem, calam-se e como a sua "auto estima" é muito "fraca", tentam simplesmente ser "macaquinho de imitação"... coisa que eu nunca fui e que por vezes me "irrita solenemente"...
Só existe um "contra" se é que se pode chamar assim, as pessoas com forte personalidade, alta auto estima, muitas vezes são apelidadas de "arrogantes"... principalmente por essas outras que no fundo são umas "Maria vai com todas"..
.

E agora fica a questão: O ser Humano é complicado? As relações são complicadas? claro que sim... Temos é que no fundo, tentar viver bem e o viver bem também passa por "desculpar" até o que não tem desculpa..( isto sou eu)...lol...

3 comentários:

  1. Ivone,
    tal como escreveste. e bem, a criança vai moldando a sua personalidade a partir dos 3/5 anos. Segundo Piaget na fase do egocentrismo. Por isso é tão importante ensinar , por exemplo, os cães, quando são pequeninos. O ser humano desenvolve a sua personalidade a partir da interacção com os seres e o meio envolvente.Contudo, eu acredito que também há algo que já vem "em nós" de nascença. Quantas vezes ouvimos dizer " tem o feitio do avô ... ou do pai"? Não é por acaso que se ensina Filosofia só no 9º ano. Supõem-se que por essa idade a personalidade do ser humano já está preparada para, e tem consciência, se questionar sobre a existência. Segundo os especialistas a "falta" de personalidade advém
    de princípios morais e religiosos em confronto com os seus pares ... e aqui os seus pares são os amigos, família e , novamente, o meio envolvente.
    Claro que todos temos personalidade... normalmente , em psicologia, diz-se que fogem ao padrão. Quanto ao ter opinião, todos temos opinião sobre aquilo que vimos, vivenciámos ou no rodeia. Na realidade uma criança criada com a avó, estará logo, à partida, menos desenvolvida, a todos os níveis, que aqueles que foram para o jardim de infância. Esta é a minha opinião, ou seja, é uma mescla da mãe, da professora, da aluna, e do meu percurso de vida. Digamos que é um tema que tem pano para mangas. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Permitem me descordar da Lz( s a conhecer, nem ter falado alguma vez consigo) num aspecto do que tenho lido na resposta ao poste de ivone

    Eu estive em simultaneamente sobre os cuidados dos avos maternos e depois creche e cedo fui para a escola,aprendi a ler e a escrever com minha avo e devo a ela sobretudo quem sou hoje e gosto de mim e fui a melhor aluna e nao e por isso que estou menos desenvolvida, por isso ca estou a defender me...))

    O menos desenvolvida implicara, sem saber totalmente de psicologia,apesar de a ter estudado, de outros factores

    N concordo minimamente que uma criança e menos desenvolvida com os pares, de familia,como avos, pais, antes pelo contrario e a escola ajuda noutras situaçoes á personalidade da criança, mas avos e pais sao mto importantes no desenvolver da criança e nao a diminui por isso. E cada criança e unica, n se deve generalizar/particularizar.

    Peço desculpas se n concordo e se faço um deabate acaso me responder, mas mesmo assim n falto a educaçao suponho eu

    Bom fds as 2

    ResponderEliminar
  3. Um beijinho grande para ti e boa semana. :)

    ResponderEliminar