segunda-feira, 12 de setembro de 2011

"ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA" (ELA)

Nunca tinha ouvido falar em "ela" como doença!...

Mora aqui no meu prédio, já a uns anos largos, um casal muito simpático.Não sei a idade do Sr. mas ela pelo que julgo saber tem 59.
Têm dois filhos, sendo que um nunca morou aqui com eles, tanto que se o vir não o conheço, o outro sim, só deixou a casa dos pais sensivelmente à 2 anos!

Ela é uma Senhora muito bonita, sempre muito bem arranjada, sempre com o cabelo "impecavelmente penteado" e acima de tudo, de uma simpatia extrema.

A partir de determinada altura, começou a ter dificuldade em articular as palavras... e os médicos não chegavam a conclusão nenhuma, e a Srª estava a piorar de dia para dia, ultimamente andava com um quadro, para escrever porque não se percebia absolutamente nada do que ela dizia!

Encontrei o marido que me disse que lhe foi diagnosticado ELA-(Esclerose Lateral Amiotrófica) e eu não fazia a mínima ideia de que doença era! então ele disse que era a mesma doença que teve o irmão do Cavaco Silva! e que já lhe tinha sido colocada uma sonda gástrica, para ela se puder alimentar porque simplesmente não consegue engolir! e mesmo assim, por vezes até com a saliva se entala...

Agora penso assim: porquê? porque existem semelhantes doenças? será que a D. Manuela merece o que está a passar? e o que vai passar ainda? e aqui em casa, será que o Nando merece? porquê ? porquê?? ... não tenho explicação como ninguém tem!..

E também é uma doença que não tem cura... e ela está tão magra... só nos levanta a mão a saudar! é triste, muito muito triste...

2 comentários:

  1. Para além de saber da existência dessa doença, fica sempre a questão do existencialismo. Como somos, por vezes, ingratos com a Vida [ mesmo que inconscientemente]. O que pensará a D. Manuela? O que a motivará?
    Onde irá buscar forças para suportar o seu sofrimento? Dói -me a alma quando tenho conhecimento destes casos. É quanto me questiono: O que me está ainda destinado?

    ResponderEliminar
  2. É verdade amiga! ninguém sabe ao que vai chegar, nem o que vai "penar". Não devia haver estas doenças, assim com tanto sofrimento e as pessoas a terem a noção que não tem cura e que vão sofrer cada dia mais... é muito triste.
    Beijinho para ti.

    ResponderEliminar