segunda-feira, 28 de novembro de 2011

ESCREVO ISTO COM GRANDE CORAGEM...

Todos os cuidados que são prestados aos doentes que estão em fase terminal, em que como sabemos a cura já não é possível, consistem essencialmente em serem acompanhados e confortados ao longo de todo o período de aproximação eminente da morte e pretendem sobretudo aliviá-los da dor e do sofrimento possibilitando-lhe assim o máximo de bem estar, plenitude, e conforto durante a vida que lhes resta viver e é por isso é que eu digo ao Nando, para tomar os comprimidos que o médico receitou... são fortes? claro que são, mas se são a única maneira de ele estar bem, ou pelo menos melhor, pois que sejam fortes... não quero é vê-lo sofrer e os paliativos o que são ? são isso mesmo!


Os cuidados aos doentes em fase terminal, são boas fundações e ensinamentos aos vivos para entenderem melhor a vida, pois se ao menos entenderem e partilharem esses pensamentos, então certamente que o processo da morte, embora difícil de enfrentar, será pelo menos mais aceitável...! Infelizmente estou numa fase em que me sinto impotente, em que penso que para a minha saúde mental, tenho que tentar aceitar o que a vida me tem reservado...

4 comentários:

  1. Tenho vindo a seu blog de vez em quando. Estou comentando pela 1ª vez porque vejo que você é uma pessoa muito com os pés na terra, não deixando de ser frágil, sabendo que vai passar maus momentos mas pensando que não é corresponsável por o que está acontecendo. Mas forte, parabéns e pense que tudo está escrito, para o bem e para o mal. Abraço.
    João

    ResponderEliminar
  2. Minha querida, és uma mulher lúcida, coerente e forte. Claro que estarás sempre em confronto interior. Escreves de modo a dar a entender que ficar sem o Nando é algo já" aceitável". Mas logo pedes ao Nando que tome os comprimidos... Quem quer perder o homem que ama?Acredita que te desejo o melhor...sempre! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Obrigada Liz. Também te desejo tudo de bom e adoro quando sinto que estás bem. Beijinhos.

    ResponderEliminar